Hotéis e pousadas fechados; mas casas alugadas estão sem controle em Ilhéus
Os hotéis e pousadas em Ilhéus seguem fechados, atendendo a um decreto municipal até que a pandemia do coronavírus dê trégua. Mas não há absolutamente nada que impeça o aluguel de casas de praia para veraneio. A atividade está em alta. Em Ilhéus, muitas casas estão ocupadas, especialmente nos finais de semana, para moradores de toda a região, com uma certa vantagem para o público de Itabuna. Não há absolutamente nenhum controle sobre a atividade. Nem normas de segurança.
Neste final de semana, por exemplo, veranistas de Itabuna que alugaram uma casa no Cururupe, viraram caso de polícia. Às duas horas da madrugada, a polícia foi acionada para acabar com uma festa que acontecia no local. Equipamentos de som foram apreendidos. A ação não intimidou os visitantes. No dia seguinte, por volta das 10 horas, o barulho estava de volta. A festa, também. Totalmente sem controle.
Uma moradora do local, que pediu para não ser identificada, ironizou o trabalho de controle da Prefeitura. "Ligamos para o Gabinete de Crise. Ninguém atendeu. O gabinete deve estar em isolamento social". Coube aos homens da CIPPA - a polícia militar ambiental, atuarem para controlar a situação, por volta das 3 horas da madrugada. Os moradores do local asseguram que mesmo diante da pandemia, há um movimento intenso de pessoas alugando imóveis para finais de semana. "São pessoas de toda a região que querem dar uma escapulida para praia, uma condição que também está proibida e quase ninguém obedece", afirmou a moradora.
O Jornal Bahia Online apurou que entre sábado e domingo, circularam muitos carros pelo litoral de Ilhéus. Com total liberdade. Como se a cidade não estivesse sob os efeitos devastadores da Covid-19.